domingo, 25 de setembro de 2011

CONDUTA NA ESTRADA




REGRA DE OURO:
Jamais perca de vista o companheiro
que segue atrás de você.
Se todos seguirem esta simples regra, a integridade do comboio será mantida durante todo o passeio. Ninguém fica para trás e qualquer problema que surgir terá a atenção de todos do grupo. Se ele parar você pára e assim por diante. O veículo de trás pode ficar parado em um semáforo e você precisa reduzir a velocidade para não quebrar o comboio. Fique de olho!
Planejar a viagem
Planeje com antecedência a viagem a ser feita. Decida onde serão feitas as paradas para descanso. Numa viagem tranquila, uma parada a cada 100km é o ideal. Verifique a quantidade de pedágios. Comunique-se com os integrantes de outras cidades para marcar o ponto de encontro dos comboios.

Realização do “Briefing”Antes da partida para a viagem, fazer um resumo do trajeto para todos os componentes do comboio, citar as estradas que serão tomadas, paradas para descanso e o destino exato da chegada. Todos os componentes terão o conhecimento necessário para que, no caso de qualquer dispersão, possam se encontrar novamente com o grupo.

Eleja o primeiro e o último da fila
Quem “puxa” a fila precisa ser um triciclista experiente, pois vai ditar o posicionamento do comboio durante todo o percurso, sinalizar para buracos e obstáculos na pista, organizar as paradas para descanso e o esquema de estacionamento. Fundamental também que ele saiba com detalhes o planejamento da viagem, com as rotas e paradas para descanso.
O último da fila precisa estar atento ao posicionamento de todos os outros triciclos, segurar o trânsito com antecedência para que o comboio todo possa fazer uma ultrapassagem e ter experiência para alcançar o primeiro da fila em caso de dispersão do grupo.

Triciclos sempre em fila Indiana

Triciclos ocupam o mesmo espaço de um automóvel e em virtude disto precisam se manter em fila indiana, ao contrário das motocicletas que costumam rodar em filas alternadas.

Distância segura – 3 triciclos entre cada veículoA distância adequada entre um triciclo e outro no comboio é de 3 triciclos entre cada veículo. Aproximadamente 15 metros é o ideal para se manter a segurança e compensar o efeito “sanfona”, causado pela diferença de velocidade entre os veículos de um comboio.

Velocidade de cruzeiro – de 100km até 120km
Sempre respeitando os limites das vias de rodagem. Não deixe o grupo se afastar de você, mantenha o ritmo sempre. Se você se atrasar contínuamente durante a viagem, provavelmente será repreendido sendo ultrapassado pelo resto do comboio.
Um detalhe importante para quem está pilotando um triciclo: A sensação de velocidade sempre parece bem menor que a velocidade real do veículo. É necessário conferir o velocímetro e se adequar às condições do grupo e dos limites de velocidade dasvias.

Aviso de paradaSe por algum motivo você necessitar uma parada do comboio, sinalize e ultrapasse o grupo todo e só então encoste seu veículo. Desta maneira você garante a parada do comboio inteiro e mantém todos os outros tranquilos, ao invés de se preocuparem procurando por você no retrovisor.

Mantenha sua posição no comboio até a chegada ao seu destino
Fica muito mais fácil de conferir os veículos que estão acompanhando se mantermos a ordem até o fim da viagem. Se você reparar em um triciclo que se soltou do comboio e está ultrapassando não o siga, provavelmente ele vai sinalizar uma parada.

Libere a passagem para os veículos mais velozes
O comboio deve manter-se à direita para facilitar a ultrapassagem por outros veículos. Durante a viagem sempre há carros que se infiltram no comboio - libere a passagem para que eles possam ultrapassar o mais rápido possível e então reestabelecer a unidade do grupo. Não tente dar uma lição aos rachadores, pense no bem estar geral e não nas pequenas provocações. Também é comum veículos emparelharem com os triciclos para tirar fotografias: Não faça pose, sinalize para que ultrapassem o quanto antes. Não deixe os flashes desviarem sua atenção.
Sinais para comunicação
Os sinais utilizados para se comunicar com os outros triciclos devem ser executados pelos garupas e não pelos pilotos, salvo casos em que este esteja sozinho. Mesmo assim, a prioridade será sempre de conduzir seu triciclo adequadamente ao invés de se distrair para sinalizar algo na rodovia.

Cuidados com o triciclo
Jamais se esqueça antes de viajar: abasteça o veículo, verifique o óleo, pressão dos pneus, água do radiador e etc. Não estrague seu passeio e o dos outros por causa de um detalhe que poderia ter sido fácilmente resolvido antes da viagem.
Pontualidade

O grupo marcou um horário para saída, então esteja no local na hora marcada. Não aborreça os outros chegando atrasado,  arriscando perder o comboio e todas as vantagens que ele traz.
Bom senso

A segurança do grupo sempre vêm antes de você - não arrisque seus amigos e filhos. Não beba antes de guiar, evite manobras arriscadas, paradas desnecessárias e outras atitudes que podem comprometer a viagem. Pense, analise os riscos e condições antes de tomar uma atitude.
Identificação noturna
(Também conhecido como "frescura") É fácil reparar num triciclo durante o dia, mas em viagens noturnas a visibilidade é limitada. Os triciclos geralmente tem uma iluminação noturna com cores específicas de cada integrante. Além de fazer charme, a iluminação decorativa identifica você durante as viagens noturnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.